Endometriose: A principal causa de infertilidade feminina

Gostaria de compartilhar com vocês um assunto muito sério em relação à saúde da Mulher: A Endometriose.

Muitas de vocês já ouviram falar em Endometríose e acredito que algumas até mesmo conheçam alguém que tenha ou já teve a doença. A endometriose é a principal causa de infertilidade feminina e a doença atinge cerca de 6 milhões de brasileiras, e é considerada “o mau da mulher moderna”, pois as mulheres estão tendo filhos mais tarde e, portanto, menstruando mais.

Mas, afinal: O que é a Endometriose?

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença de partes do endométrio, tecido que reveste o útero, em outros órgãos do corpo.

O principal sintoma é a dor durante a menstruação, podendo ser intensa ou não. Mas, as portadoras de endometriose se queixam frequentemente de dor pélvica crônica, esterilidade, irregularidade menstrual e dor durante a relação sexual.

Segundo a SBE, estudos indicam que 50% das mulheres que têm endometriose não conseguem engravidar e só quando buscam a ajuda médica para ter filhos, descobrem que são portadoras da doença. Isso acontece porque muitas mulheres não apresentam qualquer sintoma que indique a presença do problema.

É importante ter a consciência de que a visita frequente ao ginecologista pode evitar qualquer complicação futura, uma vez que qualquer enfermidade, quando descoberta cedo, tem tratamento mais eficaz. E ao contrário do que muitos dizem, cólicas menstruais não são normais, principalmente quando a dor e o desconforto são exagerados. Então procure seu médico e tire suas dúvidas.

Fazer exames de rotina não é procurar chifre em cabeça de cavalo. Fazer exames de rotina é preservar a própria vida.

Mais informações sobre a Endometriose.